MBA em Gestão Estratégica da Inovação

Entrevista

 

Confira a entrevista da Profa. Ingrid Paola Stoeckicht , coordenadora do MBA em Gestão Estratégica da Inovação:

 

1. Como surgiu o interesse de trabalhar com inovação?

Na última década, a inovação passou a ser reconhecida como um fator essencial para a competitividade das organizações no Brasil. Vários estudos mostram forte correlação entre a capacidade empreendedora, a inovação e o desenvolvimento econômico, produtividade e desempenho organizacional.  Assim, a inovação tornou-se um meio de assegurar vantagem competitiva e um modelo de gestão de recursos organizacionais voltadas para alavancar posições estratégicas. 

Além disto, dentre as principais orientações estratégicas do Plano Brasil Maior 2011-2014 encontra-se a diretriz de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico.  Mas esta orientação estratégica não está se traduzindo em resultados tangíveis. Apesar do ecossistema empreendedor ter se fortalecido ao longo dos últimos anos em nosso país, não estamos consolidando nossa posição como país inovador. Muito pelo contrário.   

O Índice Global de Inovação 2013 mostra que o Brasil caiu seis posições em relação a 2012, alcançando o 64º lugar, em movimento semelhante ao da maioria dos países emergentes.  O ranking produzido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), instituto Insead e Universidade Cornell mostra que o Brasil é apenas o oitavo colocado na América Latina e Caribe, atrás do Chile (46º), Uruguai (52º), Argentina (56º) e México (63º). Em comparação com 2011, a queda brasileira foi de 17 posições!  Um cenário preocupante, sem dúvida. Entendemos  ser  fundamental que as organizações brasileiras insiram  a Gestão da Inovação em suas agendas estratégicas, de forma a renovar produtos, serviços, processos, competências, modelos de gestão e arquiteturas organizacionais. Continue lendo...

 

Corpo Docente

Os docentes do MBA de Gestão Estratégica da Inovação são especialistas em diversas áreas de Gestão da Inovação. Veja aqui quem são.
 

Fotos

Foto da equipe que participou da visita ao CENPES - Petrobrás, em 13/01/2015, organizada pela Profa. Márcia Mendonça, da disciplina Liderança de Pessoas e Equipes em Ambientes Inovadores. 

 

Comentário sobre a visita:

"Fiquei muito gratificado pela oportunidade oferecida pela Márcia e Ingrid para a visita ao CENPES, foi uma verdadeira aula de inovação na prática. Eu já conhecia o Cenpes desde alguns nos atrás, dos meus tempos de PUC-PR e SBGC, quando interagimos muito com a empresa na área de Gestão do Conhecimento, mas desta vez pude ver o salto "quântico" que o CENPES teve nos últimos anos." Professor Heitor Pereira, D. Sc. da disciplina Gestão do Conhecimento para a Inovação.

Clique aqui para mais informações.