Blog Alumni

Este blog aborda temas variados de gestão organizacional, e tem como colaboradores, professores da FGV. Leia, curta e compartilhe!

Parente é Serpente

Nos anos 90, uma comédia italiana de Mario Monicelli que mostrava a relação entre membros de uma família, “Parente é Serpente”, fez muito sucesso em São Paulo. No mundo do empreendedorismo, nada mais verdadeiro do que esse título. Procure evitar ao máximo contratar parentes para trabalhar em sua empresa.

Se vira nos 30

Um termo cada vez mais em voga no empreendedorismo é o "bootstrapping". Tal palavra originalmente se refere àquelas alças na parte superior das botas que auxiliam o indivíduo a calçá-las.

Empreendendo nas Indústrias Criativas

Nos últimos tempos, um dos setores que mais tem oferecido oportunidades para empreender é a indústria criativa.

Consideram-se como indústrias criativas aquelas atividades que têm origem na criatividade, competência e talento de seus fundadores e funcionários, tais como artes, design, moda, música, propaganda, cinema, software, entre outras.

Acertos e erros

Diretores das melhores escolas de administração do mundo revelam o que os programas de formação de gestores têm de melhor e de pior.

A pesquisa foi norteada por duas questões: o que a educação em gestão tem de pior e melhor

Tendências para 2015?

Chega essa época do ano e muitos jornalistas me contatam para saber quais serão as tendências de negócios para 2015.

Sinceramente, empreender porque você leu em algum lugar que negócios em setores x ou y vão dar muito dinheiro é começar com o pé esquerdo.

Subscrever Blog Alumni